Gostamos muito de cinema, de filmes de muitos estilos. Com pipoca, em casa, debaixo das cobertas, sozinhas, acompanhadas, no cinema… Alguns filmes nos inspiram a amar, outros a nos amar, outros nos ajudam a pensar a relação com um parceiro, para além do romantismo e sonho.
Compartilhamos aqui uma lista de filmes, a maioria atemporais, clássicos, que assistimos e recomendamos. Apresentam diferentes aspectos de algo tão complexo como o relacionamento: paixão, encontro, desencontro, rotina, conflitos, apego, liberdade, companheirismo.
Se você assistiu algum destes filmes, deixe seus comentários. Vai nos enriquecer assim como quem acessar essa página. Se você tem mais filmes a recomendar, também.
O espelho tem duas faces
Por que recomendamos: Divertido, leve, expressa questões e inseguranças que muitas pessoas tem. Entre elas: o que faz uma união? a paixão? a amizade? uma supera ou sacrifica a outra? Recomendamos também porque Barbra Streisand se orgulha sempre de ser e se apresentar fora do padrão, muito mais real do que qualquer padrão.
Data de lançamento: 15 de novembro de 1996
Direção: Barbra Streisand
As pontes de Madison
Por que recomendamos: Uma dona de casa, com uma vida rotineira, segura, um encontro inesperado com um homem que escolheu uma vida totalmente diferente. Ambos já na idade madura quando valores mais essenciais podem surgir.
Data de lançamento: 29 de setembro de 1995
Direção: Clint Eastwood
Entre dois amores
Por que recomendamos: Porque nos inspira. Uma relação madura, livre, profunda entre duas pessoas que não se adequam aos padrões estabelecidos e constroem uma relação baseada naquilo que desafia a maioria de nós: impermanência, entrega sem controle, desapego.
Data de lançamento: 10 de dezembro de 1985
Direção: Sydney Pollack
Beleza Americana
Por que recomendamos: Por que temos padrões firmemente estabelecidos pela sociedade do que é correto, normal no relacionamento e família. Mas nem sempre somos felizes nessa aparente normalidade. Podemos até pensar que algo está errado conosco. Neste filme esta reflexão aparece como um soco no estômago. Nada parece o que é. Casamento, fidelidade, traição, amor, estabilidade, felicidade…
Data de lançamento: 25 de fevereiro de 2000
Direção: Sam Mendes
Íntimo e Pessoal
Por que recomendamos: Porque trata de um assunto pouco tocado, que muitos casais vivem. A relação amorosa e seu entrelaçamento com a vida profissional de ambos, através de uma relação onde ele apoia de maneira inteligente e madura o crescimento profissional dela. Sem medos. Muitas mulheres conhecem este assunto pela sua experiência com o oposto: competição e medo do êxito dela.
Data de lançamento: 1 de março de 1996
Direção: Jon Avnet
Nosso Amor de Ontem
Por que recomendamos: Por que é um clássico imperdível. Belo e inteligente. Um filme pioneiro em colocar em evidência uma mulher totalmente fora da norma, Barbara Streisand, sem a beleza padrão, inteligente, militante ardente de causas humanas e sociais. Ele belo, inteligente, intelectual, comedido. Como lidar com o amor e as diferenças de visão de mundo e anseios entre eles e que se evidenciam cada vez mais com o tempo?
Data de lançamento: 8 de novembro de 1973
Direção: Sydney Pollack
O Leitor
Por que recomendamos: Pura poesia. O amor visto a partir dos olhos de um menino, desde sua iniciação no amor e na sexualidade por uma mulher mais velha até a vida adulta, onde se encontra, distante e desencantado com a vida. Diante da complexidade humana de cada personagem, todos os juízos possíveis caem por terra.
Data de lançamento: 6 de fevereiro de 2009
Direção: Stephen Daldry
Lua de Fel
Porque recomendamos: Filme que explora as armadilhas da ilusão e projeções na relação a dois que distanciam um casal. Relato muito fiel de uma jornada que muitos conhecem: se inicia pelo encanto e deslumbramento da paixão, passa pela intensidade sexual e caminha em direção ao tédio e a destruição de cada um.
Data de lançamento: 12 de julho de 1992
Direção: Roman Polanski
O Marido da Cabeleireira
Porque recomendamos: Pela poesia pura e simples. Um filme cult da época, onde uma relação totalmente despretensiosa, divertida, sem psicologismo, apenas o presente, se desenrola. Uma filme sem melo drama, sem super heróis, sem pessoas especiais… Em um mundo onde todos temos que ser especiais.
Data de lançamento: 3 de outubro de 1990
Direção: Patrice Leconte
Esposamante
Porque recomendamos: É um clássico e um filme delicioso. Tão atual hoje como quando foi lançado. A jornada de uma esposa para se tornar realmente uma mulher plena.
Data de lançamento: 27 de outubro de 1977
Direção: Marco Vicario