Existem algumas leituras que apoiam nossa compreensão do feminino, tanto como movimento interno assim como externo.
Consideramos estes livros como clássicos pois influenciaram muitas mulheres desde os anos 90 até hoje. Nem sempre é fácil encontrá-los, alguns deles estão esgotados, mas podem ser achados em sebos, na Estante Virtual, em versões digitais pela internet.
Se quiserem deixar seus comentários aqui após a leitura, serão muito bem vindos.
Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés.
Através de contos , muitos deles conhecidos por nós desde a infância, descobrimos as chaves para superar feridas, recuperar forças, amadurecer e sobre tudo voltar à mulher selvagem, nosso eu essencial, indomado, vital e criativo.
A Tenda Vermelha, de Anita Diamant.
Anita Diamant é historiadora e através deste livro, nos leva a ver a vida e os costumes no início do patriarcado sob a ótica de uma mulher, Dinah, filha de Jacó. Vamos ao tempo no qual o culto a Deusa dava lugar ao culto de um Deus masculino, o Deus dos hebreus. Mas os ritos femininos ainda estavam preservados dentro da Tenda Vermelha.
Na Netflix podemos encontrar o filme baseado no livro.
As Deusas e a Mulher, de Jean Shinoda Bolen.
Psiquiatra e psicanalista junguiana, Jean Shinoda Bolen tem criado uma verdadeira revolução com sua leitura dos mitos das Deusas Gregas e o movimento para apoiar a mulher a se conhecer e voltar à sua totalidade. Ela propõe o reconhecimento da mulher através dos arquétipos das Deusas Gregas, divididas em três tipos: As deusas Vulneráveis, As deusas Virgens e a deusa Alquímica.
Quem somos? Como nos expressamos? O que tememos, o que nos desafia, o que nos impulsiona? Aqui podemos encontrar algumas respostas…
O Milionésimo Círculo, de Jean Shinoda Bolen
Círculos de mulheres acontecem hoje em dia em inúmeras cidades. Aqui encontramos um manual inspirador, poético, que abrange todos os aspectos da arte de criar e manter um Círculo de Mulheres, entendendo que eles são parte fundamental de uma grande mudança de consciência mundial.
Dicas perfeitas! Tenho os livros indicados, vou reler ou ler agora com outra vontade todos eles.
Indico o filme Red Tend, é um daqueles raros casos em que o filme é tão bom quanto o livro… No ano passado meu marido e eu levamos e discutimos este filme com um grupo de mulheres na faixa dos setenta e oitenta anos…Foi uma experiência riquíssima.
O filme Tomates Verdes … é um cult…Não sabia que tinha essa versão , vou procurar . Quando assisti fiquei tocada pela forma como mostra o amor como uma força e amizade entre mulheres como uma energia que ampara e cuida… Bem bacana esse filme!
Grata pelas indicações.
Que bom, Eulalia, ficamos felizes por você aproveitar nossas indicações! E muito obrigada pela sua.